Sua Senha É Segura?
Sem preguiça podemos entender:
Veja o que diz a Wikipédia:
“Uma senha (…) é uma palavra ou código secreto previamente convencionado entre as partes como forma de reconhecimento. Em sistemas de computação, senhas são amplamente utilizadas para autenticar usuários e conceder-lhes privilégios.”
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Senha
Ou seja – É algo que duas pessoas combinaram previamente – É uma forma de confirmar que você é você pelo que você sabe. (post sobre formas de autenticação – em breve)
Aspas do escritor: Não sei você, mas na minha infancia usavamos este recurso nas brincadeiras. Seja na frequencia da batida na porta ou perguntando “qual a senha?” antes de abrir a porta. Na década de 80 a internet e o mundo digital evoluiam e não era uma realidade no nosso dia a dia.
–Perceba que usavamos esta forma de autenticação mesmo sem maior compreensão.
Dica importante para as crianças: A autenticação é usada para entregar ou não entregar acesso ou “privilégio”. Se alguém bater a porta do seu quarto, abra! Perguntar para os seus pais ou irmãos mais velhos “qual a senha” é atalho para a dor. Não façam isso em casa! kkkk
De forma simples analise o cenário recente, atual e futuro: Estamos vivendo a migração para o ambiente digital – aumento no uso da internet e aumento das negociações online.
No ambiente digital a senha é usada para confirmar que é você a frente daquela negociação.
Com o aumento das transações “online”, cresce também o volume de golpes e fraudes. –> Aonde está o dinheiro é a primeira pergunta que o ladrão ou golpista se faz antes de planejar e cometer o crime.
Blog – Senhas anotadas em post-it
Saiba que Você é responsável pela sua senha – A senha é pessoal e intransferível!
Portanto não diga a senha para ninguem, “Mas é só a senha do facebook” – Hoje as autenticações estão interconectadas e a partir de apenas um acesso o invasor poderá autenticar em outras contas.
hmmmm — Já tratei “o que” é, “porque” ela é importante, “quem” é interessado, “quando e aonde” corremos mais risco, falta apenas tratar:
“QUANTO” isto pode te afetar e “COMO” você faz para evitar ou diminuir o risco de ser vítima.
QUANTO isto pode me afetar?“
R. Só você sabe o tamanho do possível problema. Sugiro fazer a conta abaixo considerando :
01 –>meu_problema=dinheiro_que_eu_tenho+credito_que_eu_tenho+informações_e_locais_que_eu_tenho_acesso
02 –>meu_problema=”saldo positivo da sua conta + crédito pré-aprovado + informações sigilosas do trabalho + acesso ao seu trabalho e residencia.
Não sei pra você, mas pra mim é um GRANDE PROBLEMA!
“COMO” devo agir para evitar ou mitigar o risco/prejuízo?
Para sair do nível “fraldinha(7-9)” e chegar no “juvenil(17-18)” você precisa ao menos definir uma SENHA FORTE e ativar AUTENTICAÇÃO EM DOIS FATORES para todas as suas contas.
A senha forte inclui: Caracter especial, letra maiscula, letra minuscula, número e mais de 8 caracteres.
Blog – Senha segura – Gif produzido pela Intel
A autenticação em dois fatores funciona assim – Você pede acesso informando o que você sabe(usuário e senha) e a outra parte, após validar envia um pedido de confirmação para algo que “você tem” acesso. E-mail, app de autenticação, celular…etc.
Ao entender o que é, qual a importância e o risco, é necessário agir. Desta forma melhore a complexidade da sua senha e ative a autenticação em dois fatores. Se precisar de ajuda busque apoio e lembre! Não informe a senha a ninguém.
Guilherme Monguilhott – Assertiva Tech